Problema muito comum em toda relação cão e dono é quanto ao local adequado para uso sanitário. A situação é tão intrigante quanto engraçada. Os proprietários escolhem o que seria um local adequado e o cão o lugar mais desejado e confortante. Culpa de quem? Do desconhecimento, da necessidade e de outros fatores tanto comportamentais quanto ambientais.
Primeiro passo é saber se seu cão está livre de qualquer patologia ou enfermidade. Para isso leve o seu cão ao veterinário. Feito isso e estando livre de qualquer fator que perturbe o bom funcionamento do intestino do animal podemos começar. Devemos lembrar que nem eu, nem você e nem ninguém aprendeu a utilizar o banheiro sozinho em poucos dias. Quando falamos de animais tudo pode acontecer, pode se levar dias para o filhote aprender e também podem custar meses o aprendizado.
Os animais possuem naturalmente um instinto de higiene surpreendente. Só não é eficaz quando a interferência humana prejudicando ou por algum motivo não há tempo hábil para o aprendizado natural. O único animal que conhecemos capaz de urinar ou defecar próximo do local onde bebem, comem e dormem é o ser humano. Quando seu cão faz isso ele pode não ter tido a oportunidade de aprender com a mãe dele ou ele não teve opção (caso fique trancado em local pequeno sem escolha ou maneira de realizar distante do seu “ninho”).
Filhotes deveriam aprender com suas mães onde realizar suas necessidades. Ou alguém já viu uma cadela urinar e defecar próximo a sua ninhada (salvo quando ela ficar em local sem saída livre)? Repare que ela limpa o máximo o “ninho”. Com o passar do tempo os filhotes virão a mãe indo distante do loca de cria para usar como sanitário e o cheiro das fezes e da urina dela incentivaram os filhotes a acertarem o local.
Escolha o local onde seu cão fará a alimentação e o descanso. Selecione o lugar mais adequado para ele realizar as necessidades fisiológicas, distante do primeiro local citado. E monte o sanitário, use o próprio odor das fezes e urina dele ou de outros cães para incentivar o acerto.
E o mais importante tenha calma, paciência e perseverança!