Visualizações

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Comportamento canino sobre a alimentação

Sobre a alimentação dos cães

A alimentação dos cães esta cercada de métodos, lendas e ate manias adquiridas pelo conhecimento empírico. Não sou MÉDICO VETERINÁRIO, nem tão pouco questionador do que a ciência já nos demonstrou sobre esse assunto, venho falar sobre o Comportamento Canino e a importância de respeitarmos a “cabeça” do cão nesta hora tão “sagrada”. Lembrando que não estarei questionando sobre se o melhor é a ração industrial, comida de panela ou qualquer outra maneira de refeição.A hora da refeição dos cães está envolta de mitos e traumas absorvidos pelos humanos com o passar dos tempos e reafirmada por eventos traumatizantes como; demonstração de agressividades e até mesmo ataques em defesa da sua tigela. Tudo isso resultado de uma má administração do alimento.

Numa situação natural de vida dos cães o alimento não é facilmente encontrado nem fácil de ser conseguido. A cada dia o cão tem que despertar e começar sua jornada em busca de alimentos e água, embora esta geralmente esta sempre no mesmo local (ou fontes hídricas saem correndo por aí!?). se pensarmos numa ordem cronológica da alimentação dos cães creio que funciona assim; ele acorda, caminha o quanto for necessário, acha o que deve ser caçado, vai a caça, luta para capturar, defende de outros animais o que capturou, come a sua parte e permite ao restante da matilha que coma também.

No parágrafo anterior, vimos quantas etapas são necessárias o cão vencer para obter sua fonte de energia. Isso nos mostra que é possível que os animais na natureza fiquem mais de um ou ate dois dias sem se alimentar (por isso seu cãozinho lindo quando encontra o saco de ração de bobeira come ate não agüentar mais, ele não sabe quando comerá de novo). Não estou falando para deixar seus Pets com fome!! Mas mostrando porque eles dão tanto valor ao alimento. Simplesmente por eles não pensarem no futuro e por viver cada dia de uma vez, eles não sabem quando terão a oportunidade de se alimentarem de novo, por isso a defesa do alimento em alguns cachorros é tão agressiva.

Onde erramos? Sempre quando não respeitamos o cão como um cão (possuidor de sua herança comportamental), algumas manias nossas causam conflitos nos cães; se o alimento fica exposto o dia todo para eles. Faz com que pensem que não precisam fazer nada para conseguir sobreviver, é só ir ate o quintal e comer, vai ta lá a ração! Todo animal precisa de um motivo para estar vivo e o maior motivo (nós humanos nos esquecemos disso) é lutar pela vida.

Para não me estender tanto vou logo ao que entendo por maneira correta de se alimentar um cão. Lembrando a todos os leitores que consultem o veterinário de confiança e respeitem as recomendações sobre a quantidade exata de alimento diário que deva ser oferecido aos cães.

Respeitando a ordem natural das coisas a ração deve ser oferecida sempre após o cão realizar alguma tarefa. Cães devem trabalhar para ganhar! Convido a você a fazer um teste!

Caminhe com seu cão diariamente sempre por caminhos variados, após chegar em casa espere a respiração dele voltar ao normal e ofereça a tigela com o alimento e só permita o iniciar a refeição após sua autorização (lembra: sai para caçar, achou a caça e conseguiu pegar a caça). Espere 20 minutos e retire a tigela (caso cão demonstre agressividade procure auxilio de um profissional competente) você é o líder! Faça isso em todas as refeições e verás um resultado maravilhoso!

Com esses procedimentos iniciamos um controle da ansiedade, buscamos um equilíbrio comportamental e começa,os a direcionar a liderança para o proprietário!