Visualizações

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A responsabilidade e de todos!

Mais um assunto delicado.
O abandono de animais possui um infindável lista de motivos e explicações fúteis e plausíveis (mas para mim todas são infindáveis); entre elas estão motivos de mudanças, chegadas de bebes no lar e problemas de saúde.
E existem os abandonos por problemas comportamentais manifestados pelos cães e por outros animais. Essa justificativa e a mais comum entre as respostas encontradas.
Os maiores responsáveis por abandonos causados por este motivo especificamente são as pessoas que trabalham com doações e vendas de animais (sejam criadores, comerciantes, ONG, protetores, abrigos e outros). Pois deveriam orientar e explicar todas as consequências que envolvem a inclusão de um animal ao lar. Seja dos trabalhos básicos como; higiene, alimentação e idas ao veterinário a explicações capacitadas sobre temperamento e características da raça que vendem ou doam.
Orientações quanto aos problemas comportamentais possíveis de ocorrer são deveres, mais ainda, dos abrigos, protetores e ONG. Estas recolhem animais que já foram sofreram com o abandono. E por obrigação e dever devem orientar e prestar esclarecimento sobre os possíveis problemas comportamentais que venham a se manifestar e como podem os novos proprietários resolverem e prevenirem.
Embora pelo que conheço, não são realizadas nenhum tipo de orientação quanto problemas comportamentais, tão pouco explicações e acompanhamento as famílias que adquirem os animais. (torço por uma total ignorância minha)
Cabe a nos conhecedores da causa animal, os protetores e as ONG esclarecer, orientar e auxiliar aos interessados. Seja financeiramente ou por devoção.
E por favor chega de Sensacionalismo Animal!