Muitas vezes adquirimos um cão seja por compra ou adoção utilizando diversos critérios que na maioria das vezes somente interessa a nós mesmos. Sentimos nos atraídos por um cãozinho com “carinha” de sofrido, “pidão”, aquele que vem direto ao nosso encontro. Diversas classificações que usamos ao nosso favor, inclusive quando sofremos pressões por membros familiares (filhos). O preocupante é que não pensamos se aquele cão é o ideal para nós ou se nós seremos o dono que o escolhido “cãozinho” precisa ter.
Quando agimos assim deixamos de avaliar as peculiaridades do animal, as especificações da raça e principalmente as características individuais do mesmo. Lembrando que cada raça é uma raça e cada cão é um cão.
Cada família tem um cão ideal para ela, não significando que seja o cão que ela deseja e sim o que pode ter. Independente do fator financeiro ou cultural. Mas levando em conta o potencial para liderar o animal que chegará ao lar. Suprindo suas necessidades físicas e psicológicas.
Primeiramente, para se escolher um cão é avaliar a rotina familiar, saber o que se espera do animal e se é possível obter um convívio equilibrado entre o dono, a família e o cão.
Melhor maneira de encontrar um cão que se encaixe nos seus parâmetros de vida familiar e social. É montar um questionário com suas aptidões e necessidades. De acordo com as respostas podemos chegar ao denominador comum, seu cão ideal!
Consulte sempre um profissional que lhe ajude a montar esse quebra-cabeça.