Visualizações

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ansiedade; latidos excessivos podem ser por causa dela!

Este é um problema muito comum nos cães hoje em dia devido às circunstâncias no qual são criados e também pela falta de informação que existe em seus proprietários. O maior fator que contribui para a ANSIEDADE aparecer e/ou intensificar-se, é tratarmos os cães como humanos. E assim acreditamos estarmos se comportando corretamente Aqui citarei alguns problemas e suas causas.
Sinais de ansiedade mais comum são mastigação destrutiva e latidos excessivos. É claro que pode haver outros sinais mais agudos em determinados cães, pois cada ser é um ser, logo, cada cão é um cão.
Latidos excessivos, além da ociosidade, é manifestação da ansiedade seja para conseguir algo ou por insegurança (mas isso é para outro post). Se seu cão chora ou late quando você sai de casa e você prontamente volta para falar com ele ou manda beijinhos ou “até logo”, estará contribuindo para o aumento desta ansiedade. E quando está no caminho de volta e você começa a chamar pelo cão, fazer “festa” para ele também estará alimentando este comportamento. O mesmo acontece quando está na hora de sair para o passeio. Se ao pegar a guia ele começa a latir, pular e ficar muito agitado, isso é um sinal de ansiedade. Existem vários momentos que seu cão pode estar manifestando o quanto é ansioso para determinado evento.
Já tendo noções desses indícios de ansiedade cabe ao proprietário trabalhar para não estimular e tentar anulá-la. Ao iniciar algum evento tais como; passeios, hora da alimentação e chegada em casa somente de atenção ao seu cão quando ele estiver calmo e relaxado. Quanto ao sair de casa não de “tchau”, não fique com pena e não fique triste ao deixar seu cão sozinho. Na natureza quando a matilha ou a família canina sai para caçar sempre fica um ou dois elementos do grupo na “toca” para proteger os filhotes. E eles sabem que o restante voltará.
Não de atenção, não se preocupe ele poderá choramingar, mas não morrerá. E quando retornar ele saberá que mesmo que você saia você volta! Lembre-se não estimule a ansiedade, agitação e sim a calma. Cães calmos tornam-se equilibrados. Cães equilibrados não dão trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário