Visualizações

domingo, 15 de janeiro de 2012

A responsabilidade e de todos! Adoçantes, compradores, doadores e criadores (vendedores).

Olhem como os problemas surgem! Passeando com minha "modelo" a Bulldog Francês do avatar deste meu perfil. Três pessoas me pararam e perguntaram qual era a raça, até aí tudo bem. Das três duas perguntaram: Essa raça lati? (tudo bem que há raças mais propicias a latir facilmente).
Mas cães nao deveriam latir!? Pois se miassem seriam gatos.
Outra pergunta: O que ela come? (sem entrar nos méritos dos tipos de alimentação, se e a natural, rações comerciais ou de panela). Realmente ninguém precisa nascer sabendo e já que nao sabem devem perguntar, mesmo!
Aonde quero chegar com essa história?
Na minha concepção muitas pessoas querem ter cães e outros pets em casa, isso e bom para toda economia, gera empregos e renda para todo tipo de serviço. O ruim e que muitas pessoas vão a canis, lojas pets, abrigos de adoção, para ter um amigo e conseguem. Mas sem uma explicação de como vai ser a vida dali por diante. Adquirir um cao nao e ter uma objeto inanimado, requer tempo, requer cuidados e jogo de cintura para vencer possíveis contratempos comportamentais.
Há a responsabilidade de quem compra ou adota, mas o vendedor e o doador também possuem as suas responsabilidades.
Quem entra num abrigo sujeita-se a adotar um cao cujo passado muitas vezes e desconhecido, sua herança genética oculta e sem acompanhamento. E se o animal der problemas ao chegar no novo lar? Demonstrar agressividade depois de uma semana? Possui problemas graves com fobias? E se os adoçantes se frustrarem e o abandonar de novo? De quem seria a culpa.
Do mesmo modo o vendedor que oferece filhotes de raças com potencial agressivo, de guarda como os Rotts, Dobermann, Pits, filas e demais. Ou vende os Shitzus como cães que nao latem. Como assim nao latem??! Cães latem sim!!! Devem latir ou são gatos??? O mesmo para raças ditas de campainha, mas em sua origem são de guarda como os Sharpei, que atrai olhares com suas intermináveis rugas que desaparecerão conforme forem crescendo e deixarão de serem lindinhas enrugadinhos! Sem conta com os maravilhosos borders, comercializados como o cachorrinho do filme do parquinho pastor. Será que todo vendedor orienta quanto sua inesgotável energia e aptidão de pastoreio que e mais forte que qualquer condicionamento.
Poderia eu relatar aqui diversos exemplos com dezenas de outras raças comercializadas e os problemas e as virtudes que cada uma tem. E relatar outros tantos casos com mestiços SRD e as maravilhas de te-los invés de cães de raça.
Espero com esse texto despertar em algumas poucas pessoas o pensamento de que todos nos somos responsáveis, aos que pretendem obter algum cao de estimação que pesquisem, procurem saber se nao o histórico do cao, pelo menos como resolver futuros e possíveis problemas comportamentais. E quem pretende comprar algum exemplar de raça que pesquise sobre o desejo, pesquise sobre os criadores, suas tendências com a raça, suas aptidões e o que buscam com a criacao.

Soluções Caninas Rafael Rodrigues

Palestras, workshops e consultorias

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A ansiedade, como ela nos afeta e pode influenciar nos cães!

Um estado comportamental que atinge tanto seres humanos quanto aos cães, também a outros animais, mas ficarei entre nos e os caninos! Atrapalha nos em todas as áreas das nossas vidas, reparem que quase sempre quando erramos estamos ansiosos. Ela nos faz sofrer antes da hora e agora citarei problemas comuns as pessoas e aos dogs.
A Ansiedade nos agita e a probabilidade de errarmos aumenta muito, faz com que construímos expectativas arriscadas e com isso, a Ansiedade, nos frustra! Graças a Deus conseguimos lidar com essas emoções (expectativas, frustrações e euforia), com atividades que nos ocupem, faca nos extravasar e distrairmos sem pensar no que nos desequilibra.
Por natureza os cães nao conseguem lidar com a Ansiedade, já que os animais nao se preocupam com o futuro. Os pássaros nao se preocupam se vão achar sementes no dia seguinte e temos outros diversos exemplos. Sabe porque quando achamos um cao abandonado que passava fome ele come absurdamente o quanto você por de ração? Porque ele nao sabe quando comera novamente, eles nao sabem que existe o dia seguinte!
Entao os cães nao sabem conviver com a Ansiedade e se atrapalham quando adquirem ou sentem que ela esta próxima (inclusa em algum ser próximo a eles). O que os leva a terem comportamentos estranhos e até errôneos. Pior, manifestam estes comportamentos e adquirem um comportamento condicionado. Quando se agitam, se excitam e por nao conseguirem administrar essas emocoes se frustram. Assim surgem os problemas comportamentais.
Nossa obrigação além de impedir que aprendam a ficar ansiosos, que aprendam a manter a calma e criar maneiras de extravasarem e eliminar as frustrações. Atividade física e uma ótima rota de fuga, mas nao sermos o ser próximo a eles com essas emoções (como dito acima).
Finalmente, aprenda a lidar com a Ansiedade para ensinar e contagiar seus cães com uma energia, postura ou conduta (como queiram classificar) calma e equilibrada. Promovam rotas de fugas para sacia-los, lembretes que nos temos as nossas academias, a pelada de futebol aos fins de semana e outras atividades que nos fazem relaxar.
Qualidade de vida e Bem estar e um direito nosso, mas um dever nosso com nossos cães!

Soluções Caninas Rafael Rodrigues

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cães sempre cães !

Cães serão sempre cães, precisam ser sempre cães e gostam de ser cães. Quanto mais tratados com dignidade "canina", com certeza se sentirão mais cães e logo mais felizes. Gosto do conceito rusticidade que nao quer dizer maus tratos nem sofrimento. Mas sim tratar como a natureza do animal exige, para que ele sinta e satisfeito.
Algumas atitudes podem ser simplesmente para satisfazerem nosso ego e muito pouco útil ou saudável para os cães. Por que cães precisam ser gordinhos para serem bonitos e saudáveis? (na natureza nao há animais gordos). Por que precisam usar sapatinhos para andar as ruas? Capas de chuva?
Se amamos cães precisamos fazê los felizes, como precisam para serem felizes!