Visualizações

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A ansiedade, como ela nos afeta e pode influenciar nos cães!

Um estado comportamental que atinge tanto seres humanos quanto aos cães, também a outros animais, mas ficarei entre nos e os caninos! Atrapalha nos em todas as áreas das nossas vidas, reparem que quase sempre quando erramos estamos ansiosos. Ela nos faz sofrer antes da hora e agora citarei problemas comuns as pessoas e aos dogs.
A Ansiedade nos agita e a probabilidade de errarmos aumenta muito, faz com que construímos expectativas arriscadas e com isso, a Ansiedade, nos frustra! Graças a Deus conseguimos lidar com essas emoções (expectativas, frustrações e euforia), com atividades que nos ocupem, faca nos extravasar e distrairmos sem pensar no que nos desequilibra.
Por natureza os cães nao conseguem lidar com a Ansiedade, já que os animais nao se preocupam com o futuro. Os pássaros nao se preocupam se vão achar sementes no dia seguinte e temos outros diversos exemplos. Sabe porque quando achamos um cao abandonado que passava fome ele come absurdamente o quanto você por de ração? Porque ele nao sabe quando comera novamente, eles nao sabem que existe o dia seguinte!
Entao os cães nao sabem conviver com a Ansiedade e se atrapalham quando adquirem ou sentem que ela esta próxima (inclusa em algum ser próximo a eles). O que os leva a terem comportamentos estranhos e até errôneos. Pior, manifestam estes comportamentos e adquirem um comportamento condicionado. Quando se agitam, se excitam e por nao conseguirem administrar essas emocoes se frustram. Assim surgem os problemas comportamentais.
Nossa obrigação além de impedir que aprendam a ficar ansiosos, que aprendam a manter a calma e criar maneiras de extravasarem e eliminar as frustrações. Atividade física e uma ótima rota de fuga, mas nao sermos o ser próximo a eles com essas emoções (como dito acima).
Finalmente, aprenda a lidar com a Ansiedade para ensinar e contagiar seus cães com uma energia, postura ou conduta (como queiram classificar) calma e equilibrada. Promovam rotas de fugas para sacia-los, lembretes que nos temos as nossas academias, a pelada de futebol aos fins de semana e outras atividades que nos fazem relaxar.
Qualidade de vida e Bem estar e um direito nosso, mas um dever nosso com nossos cães!

Soluções Caninas Rafael Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário