Olhem como os problemas surgem! Passeando com minha "modelo" a Bulldog Francês do avatar deste meu perfil. Três pessoas me pararam e perguntaram qual era a raça, até aí tudo bem. Das três duas perguntaram: Essa raça lati? (tudo bem que há raças mais propicias a latir facilmente).
Mas cães nao deveriam latir!? Pois se miassem seriam gatos.
Outra pergunta: O que ela come? (sem entrar nos méritos dos tipos de alimentação, se e a natural, rações comerciais ou de panela). Realmente ninguém precisa nascer sabendo e já que nao sabem devem perguntar, mesmo!
Aonde quero chegar com essa história?
Na minha concepção muitas pessoas querem ter cães e outros pets em casa, isso e bom para toda economia, gera empregos e renda para todo tipo de serviço. O ruim e que muitas pessoas vão a canis, lojas pets, abrigos de adoção, para ter um amigo e conseguem. Mas sem uma explicação de como vai ser a vida dali por diante. Adquirir um cao nao e ter uma objeto inanimado, requer tempo, requer cuidados e jogo de cintura para vencer possíveis contratempos comportamentais.
Há a responsabilidade de quem compra ou adota, mas o vendedor e o doador também possuem as suas responsabilidades.
Quem entra num abrigo sujeita-se a adotar um cao cujo passado muitas vezes e desconhecido, sua herança genética oculta e sem acompanhamento. E se o animal der problemas ao chegar no novo lar? Demonstrar agressividade depois de uma semana? Possui problemas graves com fobias? E se os adoçantes se frustrarem e o abandonar de novo? De quem seria a culpa.
Do mesmo modo o vendedor que oferece filhotes de raças com potencial agressivo, de guarda como os Rotts, Dobermann, Pits, filas e demais. Ou vende os Shitzus como cães que nao latem. Como assim nao latem??! Cães latem sim!!! Devem latir ou são gatos??? O mesmo para raças ditas de campainha, mas em sua origem são de guarda como os Sharpei, que atrai olhares com suas intermináveis rugas que desaparecerão conforme forem crescendo e deixarão de serem lindinhas enrugadinhos! Sem conta com os maravilhosos borders, comercializados como o cachorrinho do filme do parquinho pastor. Será que todo vendedor orienta quanto sua inesgotável energia e aptidão de pastoreio que e mais forte que qualquer condicionamento.
Poderia eu relatar aqui diversos exemplos com dezenas de outras raças comercializadas e os problemas e as virtudes que cada uma tem. E relatar outros tantos casos com mestiços SRD e as maravilhas de te-los invés de cães de raça.
Espero com esse texto despertar em algumas poucas pessoas o pensamento de que todos nos somos responsáveis, aos que pretendem obter algum cao de estimação que pesquisem, procurem saber se nao o histórico do cao, pelo menos como resolver futuros e possíveis problemas comportamentais. E quem pretende comprar algum exemplar de raça que pesquise sobre o desejo, pesquise sobre os criadores, suas tendências com a raça, suas aptidões e o que buscam com a criacao.
Soluções Caninas Rafael Rodrigues
Palestras, workshops e consultorias
Aqui procuramos mostrar formas de como você e o seu cão podem ter uma vida repleta de alegrias e momentos eternos de companherismo. Todo nosso trabalho é baseado no comportamento canino e humano para juntos chegarmos a uma qualidade de vida e bem estar. Você e o seu cachorro merecem. Aprender sobre seu cão e junto com ele fortalece ainda mais o elo de amizade que vocês tem. Buscamos o equilibrio, a harmonia e bem estar de toda familia e o seu cãozinho está incluso nela.
Visualizações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário