Já algum tempo atuando atendendo diversas pessoas que possuem problemas relacionados ao comportamento de seus cães. E acessando reportagens em sites, revistas e textos em redes sociais. E possível localizar e perceber um dos motivos maiores para tantos problemas comportamentais caninos; o nosso comportamento!
Sugerindo uma linha de raciocínio obvia, farei uma pergunta e pelo que já vi, creio na resposta que darei sendo uma das mais comuns.
O que nos leva a querer ter um cão? Pergunta essa que faço em todas as minhas consultorias. E as respostas são: " fazer companhia", "depois que meus que meus filhos casaram a casa ficou tão vazia", "não podemos ter filhos então queremos os cães", "achei ele tão lindo e não resisti e trouxe para casa" e assim vão as respostas.
Faca a mesma pesquisa e veja se o conteúdo e teor não e sempre uma necessidade nossa. E me arrisco a afirmar que grande parte das respostas, buscam querer ocupar uma necessidade nossa, uma carência.
Estamos carentes seja por amizades sinceras e então preferimos os cães. Precisamos de companhia para caminhar ou correr nos nossos horários e então preferimos os cães. Queremos preencher vazios em nosso lar e mais uma vez preferimos cães.
O importante e evitarmos o fenômeno de transferir e depositar nos cães as nossas necessidades e carências. Não que isso prejudique os, mas muitas vezes esquecemos do fundamental para a felicidade dos nossos cachorros. Eles não são humanos, são cães! Pensam como cães, enxergam o mundo como cães, reagem como cães, e querem viver como cães. Quando passamos a trata-los como seres humanos, crianças ou até como bebes, damos inicio aos tão indesejáveis problemas. E esses muitas vezes são os principais responsáveis pelas frustrações dos donos e possivelmente resultam em abandonos.
Podemos amar nossos cães, trata-los com todos os mimos, dormir na cama com eles, deixar subir nos sofás e qualquer outra coisa que desejamos. O importante e saber que ele reage a tudo isso como cão, com a mentalidade de um cachorro e instinto animal. Por isso ele toma certas atitudes que reprovamos, mas se as necessidades básicas dele não são satisfeitas ele ira "pedir". E assim temos resultados que já conhecemos, latidos excessivos, destruição de objetos, agressividade, possessividades e outros tantos.
Precisamos respeita-los, protege-los e a melhor maneira e preserva-los e trata-los como cães. Respeitando suas características e peculiaridades . Devemos saciar suas necessidades e assim teremos amigos equilibrados. E amigos equilibrados nos satisfazem sempre.
Então devemos lembrar sempre; meu cão e meu filho, mas e um cão! Ele e meu filho, mas pensa como cão. Ele e meu filho, mas tem necessidades de um cão.
Respeite a natureza dele, contra o instinto nada podemos fazer, não e possível lutar contra a Natureza. Quando lutamos contra, sempre perdemos para a Natureza. E nos frustramos.
Nossa frustração e altamente prejudicial para uma relação sadia com nossos bichos. Mas esse e o próximo texto!
Palestras, consultorias e workshops.
Facebook: Soluções Caninas e no Twitter: @solucoescanina
Aqui procuramos mostrar formas de como você e o seu cão podem ter uma vida repleta de alegrias e momentos eternos de companherismo. Todo nosso trabalho é baseado no comportamento canino e humano para juntos chegarmos a uma qualidade de vida e bem estar. Você e o seu cachorro merecem. Aprender sobre seu cão e junto com ele fortalece ainda mais o elo de amizade que vocês tem. Buscamos o equilibrio, a harmonia e bem estar de toda familia e o seu cãozinho está incluso nela.
Visualizações
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário