Todos nós sabemos que o comportamento do nosso cão ou da nossa matilha é reflexo de nossas atitudes e de como agimos em determinadas situações impostas pelo cotidiano. Se nós somos ansiosos nossos cães também serão. Se decidirmos toda dificuldade com agressividade eles também farão assim.
Então devemos, antes de tudo, vigiarmos nossos atos e raciocinar sempre quando subjugar ou tentar corrigir um dos nossos membros caninos. Eles podem estar somente agindo como aprenderam a observando nos. Ou por ignorância nossa podemos impor algumas atitudes, por desconhecimento de causa, que farão que nossos cães aprendam por conta própria reagindo a estímulos causados pelo meio em que vivem ou tentando resolver problemas sozinhos. -cães não devem tomar decisões, liderar grupos muito menos tomarem a frente dos humanos, pois aí os problemas tornarão se grandes problemas e até mesmo podem transformar se em perigosos.
Se você acha que isolar um cão o dia todo o fará ser mais guardião de sua casa, você está engando. Acha-se que ele ficou mais valente, com esse isolamento, você está enganado. Ele simplesmente ficou antissocial e isso é um risco ele pode um dia atacar alguma pessoa erradamente e isso seria muito ruim. Devemos pensar que um cão não torna uma casa devidamente mais segura, cães devem atuar junto a seres humanos nessa função. – nada substitui o homem – devem trabalhar em conjunto.
Se você crer que acorrenta-lo deixará seu cão mais agressivo, valente, feroz ou destemido. Desculpe-me, ele somente criou uma insegurança, adquiriu uma agressividade por medo e está desesperado com o que poderá acontecer a ele. Na cabeça dele ocorre, “em caso de duvida eu mordo ou ladro muito para evitar qualquer possibilidade de sofrer alguma coisa.” E isso é muito perigoso tanto para os donos de casa quanto pessoas alheias ao problema ou situação.
Finalizando, podemos ter certeza de que todo e qualquer comportamento que executamos está e estará sendo observado por nossos cães. Ninguém conhece mais o dono que o cachorro dele. Ou ele é ou não é o melhor amigo nosso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário