Uma família me telefonou durante a semana e relatou um fato não normal, mas não raro também. O seu cão não andava comportado na rua (levava os donos para o passeio), tinha medo de entrar no carro, mas não andar de carro e indo ao petshop para um banho e um bom trato na pelagem, pois era um Chow-chow, não deixou ninguém colocar as mãos nele. Ameaçava a morder todos os funcionários depois de colocado no tanque criando um ambiente muito complicado para aos envolvidos, proprietários e funcionários, frustrando a todos.
A surpresa ainda estava por vir, quando cheguei a residência descobri perguntando aos proprietários que o cão somente tinha cinco meses de vida. Como poderia um cão dessa idade ser agressivo como descrito anteriormente. A família no passado teve uma experiência desagradável com outro exemplar. O que não deveria significar nada, pois cada cão é um cão independente da raça. Esse pensamento trazia a eles uma energia não boa e uma imensa frustração o que fazia com que o cachorro sentisse um desiquilíbrio e uma ausência de liderança. Assim podemos concluir que o cão não era agressivo e sim inseguro. O que muda todo contexto de abordagem e tratamento do caso.
Com apoio irrestrito da família e esforço mutuo conseguimos reverter o caso, tornando o nosso Chow-chow mais seguro e confiante nos eventos que outrora o amedrontava. Bastou mudarmos a postura de abordagem dos donos quanto alguns eventos rotineiros da casa como alimentação, controle da ansiedade, controle no passeio e elevarmos a autoconfiança dos humanos envolvidos para assim mudarmos o cão.
Foi realizado no mesmo dia um passeio pela vizinhança, o cão entrou e saiu do carro tantas vezes sem algum problema e foi dado banho na petshop sem uso de mordaça ou focinheira.
A família dando continuidade ao trabalho e mantendo a mesma alegria que conquistamos com os resultados alcançados neste dia e mantendo distante a má experiência do antigo cão. A certeza da vitória é certa.
Por isso não devemos deixar que antigas experiências com outros cães ou eventos deixem nos dominar o nosso presente. Não importa a raça, a idade ou o sexo do seu cão e sim como você se comporta diante dele.
Agradecemos também A Pet Pontal (localizada na Avenida das Américas 16.100, loja L, Recreio dos Bandeirantes, subsolo do Prezunic, Rio de Janeiro, RJ), por ceder o espaço para a realização do banho e todo o apoio ao desenvolvimento do trabalho realizado e por fornecer todo material necessário aos proprietários deste cão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário