Uma noite tranqüila e um telefonema que preocupou. “Rafael, tenho duas cadelas, seis gatas e não consigo fazer com que elas tenham uma vida harmônica.” Pronto em minha mente começou a imaginar aquela imagem de desenho animado – Briga de cão e gato, fumaças de confusão, o caos – Por isso prefiro obter o mínimo de informações por telefone para não criar nem uma expectativa ou frustração em mim. Antes de realmente observar de perto o problema. Por telefone, conforme as informações da proprietária o pivô da confusão era a golden diferente do que observei ao vivo. O problema era falta de liderança por parte dos membros humanos da matilha. E a schnauzer estava assumindo o controle exatamente por não haver esse líder.
Devemos lembrar que um bom líder de matilha e até mesmo de família ou qualquer outro grupo deve ser equilibrado. E pela falta de liderança concreta e o convívio complicado com as gatas a schnauzer não conseguia liderar e tornava se desequilibrada, “estressada, ansiosa e nervosa”. Logo não conseguiam passear com ela e não havia paz no convívio de todo o grupo. Não existia Bem Estar e a Qualidade de Vida não era das melhores.
Marcada a visita a residência pude realmente ver o que se passava com o bando e junto com os membros humanos da família podemos diagnosticar os problemas comportamentais que lá havia e os principais focos existentes. Após uma explanação sobre os fatos relacionados e como nosso comportamento influência o comportamento canino. Partimos para por as mãos e a cabeça na obra, ou seja, trabalhar!
Com muito interesse dos proprietários, dedicação e confiança no trabalho sugerido em três horas, conseguimos construir um novo capitulo na história dessa família. E uma nova fase para os cães e gatos. Com uma nova liderança dessa vez equilibrada, e essa é uma das características dos proprietários, o equilíbrio. E para muitos donos o maior desafio é passar essa liderança equilibrada, calma e assertiva.
Então foi possível ver os gatos deitados junto a schnauzer, passear com as duas cadelas ao mesmo tempo, com a schnauzer era dito como improvável e um bom convívio entre as duas cadelas e as seis gatas, claro junto as humanos da casa. Onde no inicio era dito como impossível e depois dito como milagre. Milagre? Sabemos que não é, pois não fizemos nada de anormal, espiritual ou muito menos divino. Atuamos com comportamento animal e especificamente canino e humano.
Obrigado aos proprietários e aos animais envolvidos. Vocês me ajudam a crescer e aprender mais e mais sobre como devemos nos comportar diante de uma relação interespecieis. Agradeço aos proprietários que além da confiança me favorecem com mais uma amizade que conquisto com meu trabalho que sem a participação efetiva dos mesmos não seria possível.