Às vezes me deparo com algumas pessoas e até clientes que me fazem refletir; “Será mesmo que quero ter um cão (qualquer outro animal)?”. Antes disso deve existir outra pergunta; “Tenho condições de ter um animal?”. E outra; “Sei das reais necessidades que este ser vivo que trago para minha vida necessita para ser feliz e saudável?”. Quer mais? “Conseguirei suprir as necessidades dele?”. “Quanto custa manter este animal bem, fisicamente e psicologicamente?”. Pois até aquele periquito que você tem em casa precisa ter suas necessidades fisiológicas e psicológicas sanadas para ser um animal saudável. Ou você acha que o ato do seu periquito roer o único poleiro que ele possui para pousar é normal?
O ideal em minha opinião, quando você diz para si mesmo ou para sua família que quer ter um cão ou qualquer outro pet. Você deve pensar em todas as devidas situações da sua vida, embora imprevistos aconteçam e devem tentar resolver a qualquer custo para ninguém sofrer. Qualquer animal independente de tamanho, peso e espécie necessitam de tempo disponível alguns mais do que outros. Além do tempo disponível, requer atenção, alimentação adequada (não quer dizer cara, industrializada, de panela ou especial cada animal tem as suas carências nutricionais), atendimento médico-veterinário, enriquecimento de cativeiro (exercícios psicológicos).
Pense que haverá dias e épocas que você irá viajar, se ausentar e terá que resolver isto. E não de qualquer jeito a não ser que estamos tratando de um ser humano irresponsável. O seu animal de estimação não pediu para entrar na sua vida, não foi na sua se vender para você nem pedir para ser adotado. Realmente o ultimo culpado ou o mais inocente em todas as histórias é o pet.
A desculpa que ele da muito trabalho por isso foi dado, somente “cola”, para ser aplicada em você mesmo, olhando para o teto antes de dormir ou quando algum conhecido pergunta por que você o deu! Ou você acha que quando criado por seus pais ou responsáveis não houve trabalho, complicações e que você não tirou o tempo de descanso de ninguém?
Se seu cachorro destrói suas coisas, urina por toda casa, late o tempo todo, pula em todas as pessoas, tem problemas de se relacionar com outras pessoas e animais ele está com algum problema e que saber o que dói mais (em quem tem bom senso), a culpa é do dono!!!
Antes que o problema apareça ou já surgido e ele evolua procure um profissional competente e junto a ele tente resolver e oferecer a você e ao seu pet uma qualidade de vida e um bem estar adequado nos mínimos parâmetros devidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário