Vejo muitas pessoas que como eu, não se contentam somente com um cão, e sempre arrumam jeito de terem mais um e mais um e mais outro. Tudo é muito lindo, no inicio, mas tem gente que se arrepende e quem paga geralmente por isso é o cão, porque o dono não quer arcar com as consequências. Em minha opinião, de quem busca sempre o bem estar do animal, ter dois cães é melhor que ter um, pois assim a distração e interação. Assim você terá cães menos ociosos, logo, menos problemáticos. Mas o outro lado da moeda é; você terá duas bocas para alimentar, dois cães para vacinar, dois cães para limpar, ou seja, terá duas vezes, mais “10%” custos e tempo a dispor do que se tivesse um cão apenas.
Claro que é uma conta que faz parte da minha imaginação, mas bem aproximada da realidade. Além do custo financeiro e do tempo desprendido a outros obstáculos a serem ultrapassados. Para quem tem mais de dois cães possivelmente passa algum problema(s) com eles. Seja na hora do passeio, na alimentação ou em casa mesmo tentando descansar. Diversas pessoas tem que deixar cada cão em um cômodo da casa, construir cercas pelo terreno, revezar horários que cada cão terá sua liberdade.
Tudo isso porque temos uma matilha de cães, diferente do termo família (outro post), mas não temos uma liderança fixada ou pelo menos assertiva quanto ao controle de seus membros. Como assim eu não sou o líder? É já ouvi muito essa pergunta. E geralmente as pessoas que a fazem batem no peito para admitirem que são líderes. Sem se conformar com a possibilidade de não serem vistos assim por seus cães.
Um líder de matilha simplesmente não significa ser o mais forte, o mais agressivo ou o mais feroz. Significa ter equilíbrio e assertividade para resolver problemas que surjam durante a vida da matilha. Seja para escolher a hora de comer, passear ou qualquer outra atividade.
Teste em você mesmo se é um bom líder para seus cachorros. Faça algumas perguntinhas e você mesmo e responda. Pense e seja sincero.
· Você escolhe a hora de brincar?
· Você determina, assim que passa pelo portão, se é esquerda ou direita que vão?
· Você determina quem ira comer primeiro? Qual critério que você usa?
· De quem é a ração que você põe para os cães?
Se em alguma resposta houve algum não. Isso mostra que em alguns parâmetros ou áreas do comportamento da matilha você esta deixando a desejar com líder. E sempre que há a “ausência” ou o líder deixa de atuar, alguém irá tentar guiar o grupo. E assim surgem os conflitos por liderança e esses conflitos podem atingir a você e sua família.
Brigas acontecem porque cães não foram feitos para liderarem, pelo menos os nossos cães!
Seja um bom líder, decida as atitudes, coordene todas as atividades da sua matilha, seja hora da alimentação, passeio e sono. Você verá o quanto a sua Qualidade de Vida e o Bem Estar dos seus cães melhorarão e muito. Um bom líder não grita, não agride e não perde o controle!
Nenhum comentário:
Postar um comentário