Problemas de higiene, urina e fezes em locais indesejados, são muito comuns nos casos que atendo, alguns chegam a ser complicados de ser resolver e outros requerem muito tempo. A paciência pode ser muito explorada na resolução destes problemas. Isso nos leva a refletir que nós mesmos não levamos um dia nem um mês para aprendermos a usar o vaso sanitário e nos limparmos depois de realizadas as necessidades. O único animal que por vontade própria consegue urinar ou defecar próximo ao local onde se alimenta ou se hidrata, infelizmente somos nós, os humanos.
Os canídeos por evolução são animais que utilizam cavernas, tocas e buracos como seus locais de abrigo e moradia. Imagine se todos os membros de suas alcateias ou matilhas fizessem suas necessidades dentro dos seus “ninhos”. Na natureza os animais aprendem com seus progenitores como atuar na manutenção da higiene e fazem distantes de seus locais de alimentação e repouso. Então se seus cachorros defecam em locais indevidos vale a pena observar como e onde estão dispostos os seus locais de alimentação, repouso e sanitário.
A grande maioria dos cães que acusam esse problema certamente foi afastada da sua mãe precocemente ou de uma matilha corretamente estruturada. Por isso não aprenderam entre outros comportamentos que também são afetados tais como; hierarquia e dominância (em machos resulta na marcação de urina por todos os cantos da casa), vida em matilha, como se alimentar adequadamente e também a escolher o local de defecação. A literatura explora a afirmação que filhotes devem ser afastados após 58 dias de vida no mínimo. Eu dito com no mínimo noventa dias para melhor concretização dos princípios básicos sobre atos e atitudes convenientes para um bom desenvolvimento comportamental. Lembre se da máxima, “uma família estruturada gera membros estruturados”, logo se a mãe não sabe como fazer os filhotes também sofrerão essa deficiência.
Já reparam no comportamento de uma cadela com sua prole. No inicio ela lambe fezes e urina, pois seus filhotes somente ingerem leite materno. Quando ela precisa realizar sua excreção ela procura o local mais afastado para fazê-la. Mas se a fêmea não possui espaço físico nem como se afastar do seu ninho como ela irá fazer?! E como seus filhotes irão aprender? Se o exemplo que ele tem é o que sua mãe faz, ele vai fazer como ela, próximo ao local de repouso alimentação.
Para os criadores reter filhotes por muito tempo significa gastos e até devemos entender o que eles passam. Fazendo o correto os valores dos cães irão onerar mais e ficam inviáveis para o mercado. E os que são adotados logo serão abandonados mais uma vez. Quem nunca ouviu um caso de desfazerem do cão por ele urinar e defecar em toda casa.
Então mão a obra e ensine o seu filhote as noções de higiene que ele precisa para viver bem com sua matilha (você e sua família são a matilha dele). Com paciência e orientação profissional o resultado pode ate demorar, mas ele chega!
Clientes meu levaram três dias para conseguir, um mês até mais. Com a minha mais nova cadela eu levei dois meses para se chegar a perfeição que eu almejava. Cada cão é um cão e não há receita de bolo quando se trata de um ser vivo. É preciso estudá-lo e ensiná-lo
Nenhum comentário:
Postar um comentário